Aproveite melhor a água da chuva na fazenda com essas três dicas

Fonte Imagem: Giro do Boi/2023.

“A água da chuva é um recurso precioso para qualquer produtor que quer economizar com a irrigação. Então, por isso, é importante manejar bem toda a água que cai na fazenda.

Este foi o tema de um dos capítulos da série Sistema São Matheus, o engenheiro agrônomo Mateus Arantes apresenta três dicas para ‘hidratar’ bem o solo para o pasto e também para a agricultura.

“Tem estudos que falam sobre a diferença de infiltração de água em áreas de vegetação natural, pastagens e lavouras. É gritante a diferença entre esses três. Ano a ano, nós estamos adensando o solo e infiltrando menos água”, diz Arantes.

A reportagem foi ao ar nesta quarta-feira, 4, no Giro do Boi.

O Sistema São Matheus é um modelo de integração lavoura-pecuária (ILP) para a região do bolsão sul-mato-grossense e que serve de modelo para recuperação de áreas solos degradados e arenosos.

Barraginhas

                    Agua solar - bomba solar de poço artesiano, inversor de placa solar, brasil solar, bomba solar, irrigação solar, bomba com placa solar, bomba de água para poço, bomba a energia solar, bomba de agua para irrigação, energia solar irrigação, kit de energia solar, sistema fotovoltaico off grid, "solares energia solar"
Fonte Imagem: Giro do Boi/2023.

A primeira dica do especialista é o produtor adotar a técnica de barraginhas. A técnica nasceu da Embrapa e ajuda muitos pecuaristas e agricultores pelo País.

“A barraginha é uma técnica muito consolidada especialmente no Estado de Minas Gerais”, diz Arantes.

Técnica australiana

Outra dica vem lá da Austrália. É chamado de Keyline (lê-se quílain). Ela foi um método desenvolvido por Percival Alfred Yeomans, um engenheiro de minas.

“Essa técnica significa fazer barragens num ponto específico do terreno. As barragens são interligadas por canais ou por terraços em desnível e isso faz com que a água fluísse melhor dentro da propriedade”, diz o especialista.

Cobertura vegetal

Outro ponto importante para sempre manter o solo com nível de umidade é a manutenção de uma cobertura vegetal.

“É importante o produtor dar uma atenção especial ao manejo de água. A fazenda pode estar perdendo mais água do que deveria”, diz Arantes.”

 

Acesso em: 16/01/2023 às 15:45.

Disponível em: https://www.girodoboi.com.br/noticias/aproveite-melhor-a-agua-da-chuva-na-fazenda-com-essas-tres-dicas/

Reportagem retirada integralmente do Giro do Boi/2023.

Precisa de ajuda?