Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o “Brasil deve atingir 12,56 gigawatts (GW) de capacidade instalada de projetos de geração de energia solar fotovoltaica em 2021, um crescimento de 68% em relação à potência atual, de 7,46 GW. Os números incluem tanto as usinas de grande porte (“geração centralizada”) quanto sistemas de geração distribuídos em telhados, fachadas e pequenos terrenos”.

A Absolar têm previsão de que no Brasil, os investimentos privados na geração de energia solar superem R$ 22,6 bilhões, “desse total previsto, a geração distribuída corresponderá a aproximadamente R$ 17,2 bilhões”. Além disso, o setor poderá gerar mais de cem mil novos empregos no país.

“O setor de energia solar vive um crescimento exponencial no Brasil. No ano passado, a capacidade instalada de projetos solares saltou 64% ante 2019. Atualmente, as usinas solares de grande porte são a sétima maior fonte de geração de energia do país”.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/01/13/capacidade-de-geracao-de-energia-solar-deve-crescer-70percent-em-2021-estima-absolar.ghtml.

Acesso: 14 de janeiro de 2021.