Fonte da imagem: Giro do Boi/2019.
Um episódio do quadro Giro do Dia, no ano de 2019 “evidenciou o trabalho da Fazenda Umuarama, localizada no município de Paranaíta, no norte mato-grossense. A propriedade do pecuarista Oliveira Ferreira Barbosa e gerenciada pelo seu genro Rodrigo Augustini, investiu em medidas sustentáveis para aumentar a produtividade.
Entre as medidas estão o uso de cochos feitos com borrachão tanto para água como para a suplementação. Para este último, Augustini explicou que um dos pontos essenciais para que cumpra sua função é o foco no espaçamento do cocho. “A gente faz algo extremamente simples, que economicamente a gente vê como algo viável. É um cocho de borrachão simples, sem cobertura e vocês podem perceber que não tem cascalhamento porque os bois só vêm nesta área na época da seca, então não há esta necessidade. Aqui fica um metro linear barato para a gente construir, os pós dos cochos são aproveitamento de lascas antigas que a gente tinha. A gente dimensiona o espaçamento de cocho porque como a gente trabalha com uma suplementação e faz terminação em torno 1,2% a 1,5% do peso vivo, a gente trabalha na casa de 50 cm por animal, então como nós temos um cocho barato, a gente não quer pecar pelo espaçamento de cocho, porque é o que influencia sobremaneira na utilização do suplemento. Às vezes com o suplemento você não consegue o resultado esperado justamente pelo espaçamento de cocho (inadequado)”, detalhou Augustini.
Já o cocho de água usa bombas acionadas por energia solar, uma energia limpa, que leva a água até os animais na seca e, quando não há consumo, retorna água para uma represa próxima. “A mesma coisa a gente fez com o cocho de água. Com borrachão, simples, barato, o bombeamento energia da água a gente fez com energia solar a partir de uma represa próxima. A água vem pela energia solar totalmente limpa e existe um retorno na caixa d’água, então toda água que não é consumida pelos animais retorna para a mesma represa de onde veio. Na época da seca a gente usa esta água para os animais e na época da chuva, a gente utiliza esta captação para pulverização na área que hoje está sendo a integração do boi”, acrescentou o gerente geral da Fazenda Umuarama.
O manejo cuidadoso da fazenda, como foco nestes detalhes, é revertido e um desfrute maior e também em qualidade da produção. É um produtor muito preocupado com qualidade, sempre está lá no frigorífico procurando saber qual é a tendência de mercado, o que o consumidor está procurando, quais são as carnes mais consumidas”.
Reportagem retirada do site Giro do Boi.
Para acessar a íntegra, acesse: https://www.girodoboi.com.br/videos/energia-limpa-e-cochos-sustentaveis-reforcam-produtividade-de-fazenda-no-mt/.
Publicação original: 27 de maio de 2019.
Acesso em: 31 de março de 2021 às 13:46.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://accounts.binance.info/en-IN/register?ref=UM6SMJM3
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/ur/register?ref=WTOZ531Y
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://www.binance.com/pl/register?ref=YY80CKRN
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me. https://accounts.binance.com/ro/register?ref=V3MG69RO
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.