Produtividade alta da hortaliça é resultante da adoção de melhor nível tecnológico, especialmente em relação ao uso e manejo de irrigação
Você sabia que a área colhida de batatas no país vem diminuindo há quase duas décadas? Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, mostram que, em 2003, eram 152 mil hectares no país. Em 2022, o número chegou a 117 mil hectares. Mas o inverso foi visto na produção que passou de 3,09 milhões de toneladas, em 2003, para 3,9 milhões de toneladas, em 2022. O uso e a melhoria dos sistemas de irrigação nas fazendas fizeram a produtividade aumentar e o produtor lucrar mais.
A Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, divulgou em 2013, que a batata era a hortaliça com maior área cultivada no Brasil e a segunda em volume de produção. Os maiores produtores de batata estavam concentrados nas regiões Sul e Sudeste e o ranking permanece o mesmo, com Minas Gerais liderando com folga a produção, com uma média de 31 t/ha. Aqueles com fazendas em altitudes mais elevadas do cerado mineiro, goiano e baiano, obtiveram produtividade girando entre 35 t/ha e 45 t/ha. Foi ainda encontrado naquelas regiões lavouras com produtividades médias em torno de 60 t/ha.
Você deve estar pensando como isso é possível, certo? E a resposta não é nenhum segredo ou fórmula mágica. O principal motivo é a água! Segundo a circular técnica, 128/2013, da Embrapa – Irrigação na cultura da batata, “as mais altas produtividades são resultantes da adoção de melhor nível tecnológico por parte dos produtores, especialmente em relação ao uso e manejo de irrigação, realizada com sistema pivô central, adubação, qualidade da batata-semente e controle fitossanitário”.
Diferentes sistemas de irrigação por aspersão
Quase toda irrigação da batata no Brasil é feita por sistemas de aspersão, veja abaixo nas fotos da circular da Embrapa:
Uma das maiores vantagens da aspersão é a possibilidade de ser utilizada em praticamente qualquer tipo de solo, terreno e cultura. Os sistemas mais usados por produtores são os do tipo convencional, autopropelido e pivô central. A circular da Embrapa revelou que os dois primeiros tipos são mais usados na região Sul do Brasil, em São Paulo e no Sul de Minas. Já o pivô central é o favorito de grandes produtores de batata do cerrado mineiro, goiano e baiano.
Além disso, os sistemas são classificados em portátil, semiportátil e fixo. Todos eles têm constituição semelhante: uma linha adutora, um conjunto motobomba, uma linha principal, uma ou mais linhas laterais e aspersores, permitindo irrigar áreas de qualquer formato.
E aí, já está sonhando com a colheita de batata? Calma que nós vamos te contar como melhorar o manejo da sua irrigação.
Vantagens da irrigação para o produtor
A ABBA, Associação Brasileira da Batata, cita em um artigo algumas das diversas vantagens da irrigação:
- Garantia de produção: com a instalação de um sistema de irrigação adequado, não há dependência das chuvas.
- Diminuição dos riscos: após todos os investimentos na preparação do solo, na compra de sementes, na aplicação de corretivos e adubos, não existe o risco de ver tudo perdido por falta de água.
- Colheita na entressafra: a irrigação possibilita obter colheitas fora da época de safra, o que resulta em remuneração extra e abastecimento regular do mercado.
- Aumento da produtividade: com todos os fatores do processo produtivo devidamente equilibrados o uso da irrigação, além de garantir a produção, possibilitará também um aumento dos rendimentos.
- Aumento do índice de exploração agrícola: possibilidade de mais de um plantio por ano, numa mesma área, assegurando maior rentabilidade.
- Quimigação: possibilidade de aplicação de produtos químicos (adubos, herbicidas, inseticidas, fungicidas, nematicidas) com a água de irrigação, reduzindo o trânsito de máquinas, o desgaste da maquinaria e o emprego de mão-de-obra.
Por conta disso, não se pode deixar de escolher bons sistemas de irrigação, porque eles contribuirão durante todo o processo e manejo da lavoura. Mas como será que você consegue melhorar o seu sistema? Continua lendo que nós te contamos.
Água Solar molhando a sua lavoura
Nosso sistema de bombeamento solar vai garantir que a água chegue aos seus sistemas de aspersão, não importa qual você usa. Nossa equipe de engenheiros já implementou diversos projetos exclusivos e levou água para plantações de bananas, frutas e também para os tanques usados por pecuaristas.
O diferencial do trabalho está no contato próximo com o cliente, temos uma rede de parceiros, espalhados pelo país, que dão assistência técnica e coletam dados, para que possamos monitorar o funcionamento e a qualidade do serviço.
Somos capazes de transportar a água do seu açude, poço artesiano, calha de rio, direto para os equipamentos de irrigação, garantindo que você tenha modernidade aliada à responsabilidade ambiental. Isso porque nosso sistema de bombeamento usa a energia solar, ou seja, você abandona os combustíveis fósseis, economiza dinheiro e ainda entrega para o mercado um produto ambientalmente mais verde. Quer saber como é ser atendido pela melhor empresa do mercado? É só clicar aqui e conversar com um de nossos consultores. Ou vai deixar só os concorrentes ficarem com as lavouras verdinhas?