“Mesmo oferecendo alimentação adequada, seu gado não engorda? O erro pode ser em um item básico de sobrevivência, que muitas vezes, é não receber a atenção que merece: a água para gado. A água é um fator essencial para a vida. E para os bovinos não é diferente. Por isso, se a sua produtividade não está de acordo com os objetivos e metas que você implementou, a água para gado merece uma atenção especial na sua lida.

Por que a água para gado é importante para a engorda? 

O bovino não tem reserva de água no organismo. Toda vez que sente falta de água, o corpo dele tende a buscar em órgãos para suprir a demanda. Consequentemente, nos músculos, o que causa perda de peso imediata. Ainda, provoca alguns sintomas como redução de crescimento e aumento de estresse. Outra informação bem importante é que o organismo dos animais é composto entre 50% e 80% de água.

O consumo da água pelo rebanho é influenciado por diversos fatores como tamanho, tipo, idade, raça e genética do animal. Ainda, da parte de zootecnia, o tipo de dieta, ingestão de matéria seca e de sal, taxa de ganho de peso e a produção de leite também contam. Além disso, fatores ambientais como umidade, temperatura e velocidade do vento devem ser considerados.

A água para gado tem algumas funções essenciais. Algumas delas são regular a temperatura do corpo, auxiliar na digestão de tudo o que é consumido (ração, pasto, nutrição), ajuda no processo de secreção (fezes e urina) e até reprodução. Ou seja, sem água, é impossível promover o aumento de arrobas que o produtor tanto luta para conquistar.

Então, se você se deparar com animais com os seguintes sintomas: olhos secos, redução de água nas fezes e também na quantidade de urina, consumo menor de alimentação e pele retraída, possivelmente, o bovino está desidratado. Isso significa que a quantidade de água consumida não está adequada, de acordo com as necessidades para manter todo o organismo funcionando.

Com isso, te convidamos a fazer uma reflexão. Como está a estrutura de fornecimento de água para gado da sua propriedade? Não apenas a quantidade de bebedouros, mas o acesso e qualidade da água.

Procedimentos de baixo ou zero custo podem ser implementados na propriedade, evitando que os bovinos percam peso. Além de garantir uma boa qualidade da água que estarão consumindo.

Qual a quantidade ideal de consumo de água para gado? 

De acordo com a Embrapa, a quantidade ideal de consumo de água para gado varia de acordo com o peso de cada bovino. Caso você ainda não saiba, confira a relação peso X litros de água por dia.

Saber a quantidade desse consumo fica difícil mesmo. Mas se você instalar um hidrômetro no bebedouro, te dá um média do quanto os animais estão bebendo de água por dia.”

Para ler a reportagem na íntegra, acesse: https://dicas.boisaude.com.br/agua-para-gado-de-boa-qualidade-evita-a-perda-de-peso/#:~:text=Quantidade%20de%20consumo%20de%20%C3%A1gua,para%20gado%20por%20cabe%C3%A7a%2Fdia

Fonte: Boi Saúde: Pecuária Inteligente/ 2022.

Acesso em: 28/12/2022 às 14:14.

Precisa de ajuda?