Agua solar - bomba solar de poço artesiano, inversor de placa solar, brasil solar, bomba solar, irrigação solar, bomba com placa solar, bomba de água para poço, bomba a energia solar, bomba de agua para irrigação, energia solar irrigação, kit de energia solar, sistema fotovoltaico off grid, "solares energia solar"

“Um novo relatório demonstra que energias renováveis em conjunto com armazenamento de bateria, são uma opção técnica e financeiramente viável para a construção de novas usinas de carvão em Tamil Nadu. O relatório conclui que o custo nivelado de geração de eletricidade para um sistema de armazenamento de bateria de íon de lítio híbrido solar-vento hipotético para o estado é de INR 4,97 / kWh ($ 0,068 / kWh) em 2021, que cai para INR 3,4/ kWh em 2030. Em comparação, o custo da eletricidade produzida a partir de novas usinas de carvão em Tamil Nadu está entre INR 4,5-6 / kWh.

O relatório foi preparado pela JMK Research and Climate Trends com base na modelagem de tal sistema híbrido e na análise técnica e comercial. Para o estudo, o sistema híbrido foi projetado para 1 GW de capacidade solar e eólica em 2021 com duas horas de bateria reserva, que foi aumentada gradativamente ao longo de 10 anos para uma reserva de quatro horas até 2030”.

“Nossa análise descobriu que o custo de ER híbrido com sistema de armazenamento de bateria está em paridade com as novas usinas de carvão em Tamil Nadu. Além disso, em 10 anos, a adição de capacidade incremental reduziria ainda mais o custo em mais de 31% ”, disse Jyoti Gulia, fundador da JMK Research and Analysis. A pesquisa destacou ainda que adicionar armazenamento de bateria à base de lítio ajudaria a reduzir a restrição de energia renovável no estado.

Vemos assim, que esse sistema híbrido veio para trazer benefícios ao estado indiano.

Fonte e retirada na íntegra da reportagem: https://www.pv-magazine.com/2021/01/22/wind-solar-storage-hybrid-offers-cheaper-electricity-than-new-coal-in-india/

Publicada em: 22 de janeiro de 2021.

Acesso em: 10 de fevereiro de 2021- Tradução nossa.