Agua solar - bomba solar de poço artesiano, inversor de placa solar, brasil solar, bomba solar, irrigação solar, bomba com placa solar, bomba de água para poço, bomba a energia solar, bomba de agua para irrigação, energia solar irrigação, kit de energia solar, sistema fotovoltaico off grid, "solares energia solar"

O site Giro do Boi foi questionado por um leitor, sobre qual seria o tamanho ideal de um tanque de água para sessenta animais. Em resposta a essa pergunta, o médico veterinário Fernando Loureiro respondeu:

“O que você pode considerar ideal para o lote de 60 animais é um bebedouro que 50 litros para cada cabeça. 60 animais x 50 litros vai dar 3.000 litros por dia, então um bebedouro de 1000 litros, eu diria, é mais do que suficiente. Se o sistema de produção for mais intensivo, se não tiver problema no processo e não tiver problema de encanamento e boa vazão de água, eu diria que pode ser um bebedouro de 750, 800 litros. O veterinário explicou a recomendação. O adequado é o bebedouro ter uma razão de 40 a 50 litros por animal, podendo, em manejos mais intensivos, trabalhar com 25% da necessidade total diária do lote. Assim, o bebedouro já é de bom tamanho, desde que atenda à condição de perímetro. Eu gosto de trabalhar com 25 animais para cada metro de linha de frente”, revelou.

“Na grande maioria dos casos, via de regra, o recomendado é quatro centímetros de linha de frente (por cabeça), de perímetro do bebedouro para o animal, ou 25 animais por metro de frente. Isso vai ser usado na grande maioria dos casos sem problemas, mas podem ter outras variáveis impactando na definição do tamanho do bebedouro”, ponderou.

“Uma delas é se você tem um reservatório central, uma caixa d’água bem grande para abastecer continuamente esses bebedouros ou se depende da água do dia, via roda d’água, também da gravidade, a espessura do cano, casos em que pode chegar pouca água e não ter uma reserva por muitos dias”, apontou.

“Outra questão a ser considerada é a vazão de água – se você consegue repor a água toda do bebedouro num período de quatro horas, aquelas quatro horas mais quentes do dia, que é das 10h às 14h ou até mesmo das 11h às 15h conforme a região. E é o horário mais quente quando todos os animais que compõem o lote irão beber pelo menos 50% da necessidade de água do dia. Se a gente estima que os animais estão bebendo, por exemplo, 40 litros por dia, eles vão beber 20 litros nessas quatro horas. E não é que eles vão beber cinco litros, depois parar e voltar para beber mais cinco. Eles vão beber os 20 litros muitas vezes em uma visita ao bebedouro! Então a gente precisa ter o bebedouro que atenda 50% da necessidade do lote com uma taxa de vazão, de reposição do bebedouro. bastante grande. Ou seja, se o bebedouro está sendo reposto por exemplo, 1.000 litros por hora, 1.200 litros por hora, ou somente 400 litros por hora. Tem que ser medida a vazão da chegada de água”.

Gostaria de ler a reportagem na íntegra? Acesse: https://www.girodoboi.com.br/noticias/qual-o-tamanho-certo-do-reservatorio-de-agua-para-o-gado-da-minha-fazenda/.

Data de publicação da matéria original: 12/02/2021.

Acesso em: 22/02/2021 às 14:51.

Fonte e cópia na íntegra: https://www.girodoboi.com.br/noticias/qual-o-tamanho-certo-do-reservatorio-de-agua-para-o-gado-da-minha-fazenda/.