“Nesta terça, 1º, o Giro do Boi exibiu vídeo do zootecnista Júlio Palhares, doutor em ciências da engenharia ambiental pela e pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste. De acordo com o especialista, uma pesquisa validou que o uso de sombra no confinamento otimiza a pegada hídrica da pecuária de corte.

“Neste estudo nós avaliamos a produtividade hídrica dos animais. A produtividade é a relação de quilos de peso vivo por litros de água”, disse em resumo o pesquisador.

O estudo observou tal produtividade em dois grupos. Em primeiro lugar, animais sob sombra durante o ciclo de confinamento. Além disso, fizeram parte do experimento animais que estavam sob a incidência direta do sol.

Os animais que estavam sob sombra tiveram uma produtividade 10% maior do que os animais que estavam a pleno sol. Então, o que isso significa? Que nós conseguimos, com o mesmo litro de água, produzir mais quilos de carne”, analisou.”

Fonte: GIRO DO BOI. Colocar o boi na sombra reduz a pegada hídrica da pecuária de corte. Acesso em: 04 mar. 2022 às 16:30.

Trechos da reportagem retirados integralmente do site: https://www.girodoboi.com.br/noticias/colocar-o-boi-na-sombra-reduz-a-pegada-hidrica-da-pecuaria-de-corte/

Para ler na íntegra, acesse: https://www.girodoboi.com.br/noticias/colocar-o-boi-na-sombra-reduz-a-pegada-hidrica-da-pecuaria-de-corte/