Agua solar - bomba solar de poço artesiano, inversor de placa solar, brasil solar, bomba solar, irrigação solar, bomba com placa solar, bomba de água para poço, bomba a energia solar, bomba de agua para irrigação, energia solar irrigação, kit de energia solar, sistema fotovoltaico off grid, "solares energia solar"

Segundo estudos desenvolvidos na Universidade de Alberta, no Canadá, e apontados pelo médico veterinário Fernando Loureiro, especialista em bovinos, houve a constatação de “que animais que bebem água em bebedouros artificiais, com água tratada, têm melhor desempenho em ganho de peso na comparação com aqueles que tomam o líquido direto de uma aguada natural, como um riacho, lagoa ou açude”.

A pesquisa foi refeita no Brasil, analisando se esses resultados seriam reproduzidos mediante diferenças climáticas e de solo. A reposta final foi afirmativa, a pesquisadora Gabriela Bica realizou o teste no RS, analisando um grupo de 48 bovinos durante três meses. Os resultados foram que os bovinos que beberam água tratada de bebedouros artificiais “apresentaram 29% de desempenho superior – ganho médio diário a mais em gramas”. Então eu estou dizendo que se você tiver animais em sua propriedade ganhando 500 gramas (bebendo água no açude), os mesmos animais, com bebedouro, em condições semelhantes de pastejo, mesmo sal mineral, mesmo grupo animal, condições de manejo e de clima, eles irão ganhar 645 gramas a 650 gramas, que é 29 a 30% de ganho a mais”.

Deste modo, vemos a importância da água tratada para a engorda dos animais e o consequente aumento dos rendimentos na bovinocultura. Um dos motivos apontados para a diferença é quanto a administração direta sobre a qualidade da água, uma vez que os animais não tem de andar longos períodos, despendendo energia em açudes sujos ou com água barrosa, dentre outras situações.

Fonte e reprodução: https://www.girodoboi.com.br/destaques/boiada-engorda-30-mais-quando-bebe-agua-na-pilheta-aponta-estudo/.

Acesso em: 20 de janeiro de 2021.